Dra Cristiane Pacheco | WhatsApp

Bartolinite: o que é?

Por Dra. Cristiane Pacheco

A bartolinite é uma inflamação de uma ou ambas as glândulas de Bartolin, também conhecidas como glândulas vestibulares maiores. Apesar de poder acometer qualquer mulher, essa condição é mais comum em grávidas devido às mudanças fisiológicas da gestação, principalmente durante o terceiro trimestre. 

Este artigo analisa em profundidade o que causa a bartolinite na gravidez, seus sintomas e fatores de risco, diagnóstico e opções de tratamento. Quer saber mais sobre esse tema tão importante? Acompanhe!

O que é bartolinite?

A bartolinite é uma inflamação das glândulas de Bartolin, que são duas pequenas estruturas localizadas em ambos os lados da abertura vaginal. Elas produzem uma pequena quantidade de fluido que mantém a vagina lubrificada durante a relação sexual. Quando elas ficam obstruídas ou infectadas por microrganismos patogênicos, elas podem inflamar. Quando essas glândulas ficam inflamadas, podem causar dor e inchaço na área vaginal.

 A bartolinite é uma condição relativamente rara, mas pode ser bastante desconfortável. É mais comumente causada por uma infecção local, mas também pode ser desencadeada por um trauma, um tumor ou uma irritação na área da vulva.

O tratamento para Bartolinite geralmente envolve antibióticos para eliminar a infecção, bem como compressas para reduzir o inchaço. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para remover as glândulas de Bartolin.

Causas 

A bartolinite pode acontecer devido a uma série de razões, incluindo:

  • Cistos: Os cistos da glândula de Bartolini são a causa mais comum de bartolinite. Os cistos são lesões cheias de líquido que podem se formar quando a glândula é obstruída. Com isso, pode surgir um processo inflamatório intenso na região;
  • Infecção: As bactérias podem entrar na glândula e causar uma infecção. Esse é o tipo mais comum de bartolinite em mulheres sexualmente ativas;
  • Tumores: Raramente, a bartolinite pode ser causada por um tumor na glândula. 

Se a glândula for infectada, pode se formar abscesso, que é uma condição séria que requer tratamento médico imediato.

Além disso, as complicações da bartolinite não tratada incluem:

  • Infecções vaginais recorrentes;
  • Dor crônica;
  • Disfunção sexual;
  • Infertilidade;
  • Sepse, uma infecção generalizada potencialmente fatal.

Sintomas da bartolinite

Os sintomas de bartolinite incluem:

  • Surgimento de um nódulo grande e doloroso perto da abertura vaginal;
  • Relação sexual dolorosa;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dor ao urinar;
  • Corrimento vaginal anormal;
  • Inchaço da vulva;
  • Vermelhidão da vulva;
  • Coceira da vulva.

Outros sintomas podem incluir febre, calafrios e desconforto geral, geralmente associados a quadro infecciosos.

Bartolinite e a gravidez

Os sintomas da Bartolinite são os mesmos para mulheres grávidas e não grávidas, mas a causa da inflamação tende a ser diferente. Mas você sabe por que isso acontece?

As mudanças hormonais repentinas que ocorrem durante a gravidez podem fazer com que as glândulas da vulva fiquem inchadas e sensíveis. Embora a razão exata pela qual isso acontece não seja conhecida, acredita-se que um aumento nos níveis de estrogênio durante a gravidez possa afetar as glândulas, causando inchaço e inflamação.

Além dos fatores hormonais, acredita-se que o maior tamanho do feto nos estágios finais da gravidez — e o consequente aumento da pressão abdominal — também podem contribuir para a bartolinite. Afinal, isso pode prejudicar o retorno do sangue, causando uma congestão na região da vagina.

Como a Bartolinite é diagnosticada?

Quando uma mulher grávida apresentar uma alteração incomum em sua área vulvar, como inchaço, vermelhidão e/ou dor, ela deve consultar seu médico o mais rápido possível. O médico examinará a área e, se identificar um cisto ou sinais de inflamação na localização típica das glândulas, ele pode diagnosticar a bartolinite sem nenhum exame complementar.

Dependendo da gravidade dos sintomas e da idade da paciente (acima de 40 anos), ele poderá decidir realizar uma biópsia. As células coletadas do swab serão enviadas a um laboratório para análise para identificar a causa da inflamação. 

Se os resultados da análise mostrarem que as glândulas de Bartolin estão com uma infecção, o médico prescreverá antibióticos para tratar a doença. Se for um tumor, uma avaliação mais criteriosa poderá ser necessária para afastar o risco de câncer.

Tratamento para bartolinite

A bartolinite é uma condição de curto prazo e geralmente se resolve naturalmente após algumas semanas, mesmo sem qualquer tratamento cirúrgico ou medicamentoso. No entanto, mesmo assim, convém procurar aconselhamento médico para evitar eventuais complicações. 

Existem algumas maneiras potenciais de aliviar a dor causada pela bartolinite na gravidez. Elas incluem o seguinte:

  • Aplicação de bolsas quentes ou frias;
  • Uso de analgésicos e anti-inflamatórios para alívio sintomático;
  • Uso de antibióticos sistêmicos ou na forma de cremes vaginais para tratar a infecção;
  • Evitar relações sexuais até que a condição esteja resolvida;
  • Em casos raros, uma cirurgia para retirada das glândulas pode ser necessária.

Além disso, como os antibióticos prescritos para tratar a bartolinite podem causar uma alteração nas bactérias da região vaginal, o que pode levar ao aumento do risco de infecção sexualmente transmissível. Então, caso você não consiga se abster de relações sexuais no período, é importante usar métodos de barreira durante o tratamento.

A bartolinite é uma condição limitada que muitas mulheres experimentam durante os estágios finais da gravidez. Embora geralmente seja uma ocorrência isolada, e não uma condição recorrente, é importante procurar aconselhamento médico assim que notar alterações incomuns em sua área vulvar. Na maior parte dos casos, a bartolinite é facilmente tratável com antibióticos e outras medidas indicadas por seu médico.

Quer saber quais os exames de rotina durante cada semestre de gravidez para prevenir essa e outras doenças? Confira nosso artigo sobre o tema!

Subscribe
Notify of
guest
9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitória Rocha

Obrigada por ser tão esclarecedora, doutora!

Dra. Cristiane Pacheco

Eu que agradeço seu comentário e o carinho! Conte comigo 🥰❤️

Ana Beatriz Santos Lima

Não tenho relação sexual a anos, e agora eu estou apresentando uma possível bartolinite. Como é feito o tratamento? E como se pega essa doença ginecologica?

Dra. Cristiane Pacheco

Ana, a bartolinite é uma infecção que pode ser contraída por contato sexual, mas também pelo contato da vagina com as bactérias. Cistos e tumores também podem ser razões para a infecção.
Já o tratamento é realizado geralmente com o uso de antibióticos.
É importante que você passe em consulta com seu ginecologista para que sua saúde íntima e reprodutiva seja investigada, e para que consiga a prescrição do medicamente mais adequado.

Carolaine

Obrigada por ser tão didática, o mundo precisa de mais médicas como você !
Onde consigo uma consulta?

Dra. Cristiane Pacheco

Que alegria ler seu comentário, Carolaine. Muito obrigada pelo carinho! ❤️
Para contato, clique aqui 🙂

Daniela

Boa tarde poderia me tirar uma dúvida,estou com 16 dias que fiz cesária em mais ou menos umas semana e meia apareceu uma alergia na minha vagina ficou toda vermelha voltei a maternidade lá me passaram pomada usei e o vermelhão sumiu só que depois disso apareceu tipo ínguas nos dois lados dos grandes lábios no começo não incomodava mas desde ontem notei que cresceu e está doendo,só consegui marcar g.o pro dia 19 não sei se pode ser bartolinite

Dra. Cristiane Pacheco

Daniela, infelizmente não posso lhe avaliar ou receitar algo apenas com seu relato.
Se a sua consulta vai demorar, procure o PS de ginecologia para ter o atendimento necessário, está bem?
Abraços e melhoras.

Daniela

Obrigado