Dra Cristiane Pacheco | WhatsApp

Ciclo menstrual, ovulação e período fértil

Por Dra. Cristiane Pacheco

Conhecer o ciclo menstrual e o período mais fértil é uma das informações mais importantes para a mulher que está tentando engravidar. Afinal, tudo começa com a liberação do óvulo pelos ovários e o encontro com o espermatozoide para que ocorra a fecundação, iniciando, assim, o desenvolvimento do futuro bebê.

Todos os meses, desde a puberdade, diferentes alterações fisiológicas ocorrem nas mulheres durante a fase fértil para preparar o corpo para a gravidez. O termo mais utilizado para esse evento é ciclo menstrual, dividido em três fases: folicular, ovulatória e lútea.

Na fase ovulatória, como o nome indica, acontece a ovulação, quando o óvulo é liberado. Nesse período e nos dias que o antecedem, há mais chances de a concepção acontecer, por isso ele é conhecido como período fértil.

Em ciclos regulares, que possuem a duração de 28 dias, podendo apresentar pequenas variações, ele pode ser facilmente calculado, aumentando, dessa forma, as chances de sucesso. O corpo também sinaliza para aproximação da ovulação, e a observação deles é um recurso importante quando o objetivo é engravidar.

Entenda detalhadamente o funcionamento do ciclo menstrual

O ciclo menstrual tem início no primeiro dia da menstruação. É considerado regular quando acontece no intervalo de 28 dias, embora possa ser um pouco mais curto ou longo, como os ciclos de 26 ou 32 dias, por exemplo, que possuem sempre essa mesma variação. O funcionamento correto das fases é fundamental para o sucesso da gravidez. Veja o que acontece em cada uma delas durante um ciclo de 28 dias:

  • Fase folicular: inicia no primeiro dia e dura até o décimo terceiro. Durante a fase folicular, vários folículos crescem, estimulados pela ação do hormônio folículo-estimulante (FSH). Folículos são cavidades em forma de saco preenchidas por líquidos. Eles contêm os óvulos e estão armazenados nos ovários desde o nascimento da mulher. Entre os folículos que crescem, entretanto, apenas um se torna dominante e amadurece para posteriormente ovular. Nessa fase, estimulado pela ação do estrogênio, também tem início o espessamento do endométrio, camada que reveste internamente o útero na qual o embrião implanta (nidação) e fica abrigado até que a placenta seja formada.
  • Fase ovulatória: inicia no décimo quarto dia: o folículo que abriga o óvulo é induzido ao amadurecimento pelo hormônio luteinizante (LH) e rompe no décimo quarto dia, quando ocorre a ovulação. Depois de liberado, o óvulo é capturado pelas tubas uterinas, onde a fusão com o espermatozoide (fecundação) acontece.
  • Fase lútea: a fase lútea inicia no décimo quinto dia e encerra o ciclo menstrual. Nela, o folículo que abrigava o óvulo se transforma em corpo-lúteo, importante para a secreção de progesterona, que junto com o estrogênio age no espessamento final do endométrio, tornando-o adequado para implantação do embrião, que ocorre entre o quinto e o sexto dia do desenvolvimento embrionário.

Quando a fecundação não ocorre, o endométrio descama, originando a menstruação e um novo ciclo.

Enquanto o óvulo sobrevive por 24h a 36h nas tubas uterinas, os espermatozoides têm um tempo de sobrevida maior no organismo feminino: aproximadamente três dias. O cálculo para o período fértil considera o intervalo de vida de ambos.

Saiba como calcular o período fértil e reconhecer os sinais que indicam a ovulação

Para calcular o período fértil é importante anotar o dia da menstruação, que marca o início do ciclo menstrual, uma vez que a ovulação acontece no 14º dia. É bastante simples. Depois de definir o dia da ovulação, é só subtrair cinco dias (tempo que o espermatozoide sobrevive) e considerar um dia a mais de sobrevida do espermatozoide.

Por exemplo, se a menstruação iniciar no segundo dia do mês, a ovulação ocorrerá no décimo sexto. O cálculo então seria: 16-3 = 13. Assim, o período fértil será do dia 13 ao dia 16-17.

Durante esse intervalo é importante intensificar a relação sexual. Os espermatozoides liberados no período fértil têm mais chances de fecundar o óvulo. Além do cálculo, fique atenta aos seguintes sinais que anunciam a ovulação:

  • Corrimento semelhante à clara de ovo: o muco cervical, substância que protege o colo uterino contra a ascensão de bactérias da vagina, também contribui para facilitar o transporte do espermatozoide até o útero. Para isso, torna-se mais espesso e elástico quando a ovulação se aproxima, semelhante à clara de ovo;
  • Alteração nas mamas: as mamas ficam mais sensíveis ao toque e levemente inchadas;
  • Temperatura corporal: a temperatura do corpo diminui antes da ovulação e aumenta logo após;
  • Cólicas leves e aumento da libido: o rompimento do folículo pode provocar cólicas leves, ao mesmo tempo que o aumento de testosterona, que estimula a libido.

Para garantir ainda maior precisão na identificação do período fértil, é possível, ainda, recorrer aos testes de ovulação, facilmente encontrados em farmácias. Eles detectam a presença do hormônio luteinizante, o LH, que provoca a maturação final do folículo e a ovulação. Dessa forma, altos níveis do hormônio indicam que o folículo está próximo ao rompimento.

Agora que você já conhece mais sobre o ciclo menstrual, ovulação e sabe como calcular o período mais fértil para intensificar a relação sexual, as chances de engravidar podem aumentar bastante!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments