Dra Cristiane Pacheco | WhatsApp

É normal sentir dor durante a gestação?

Por Dra. Cristiane Pacheco

A gravidez é um período desafiador na vida de uma mulher. Afinal, envolve diversas mudanças físicas, emocionais e hormonais. Com isso, é comum que as mulheres grávidas sintam bastante insegurança em alguns momentos, principalmente quando sentem alguma alteração, como a dor durante a gestação.

Uma das dificuldades enfrentadas durante a gestação é a variabilidade dos sintomas que podem surgir, como náuseas, fadiga, alterações de humor e desconforto físico. Nesse contexto, sem a informações médicas corretas, ela pode sentir dificuldade em distinguir o que é normal e o que pode indicar algum problema.

Além disso, algumas mulheres enfrentam desafios médicos específicos durante a gestação, como complicações de saúde ou condições pré-existentes que requerem cuidados adicionais. Para elas, quadros de dor podem gerar ainda mais ansiedade e preocupação.

É normal sentir dor durante a gestação?

É comum que as mulheres experimentem algum grau de desconforto ou dor durante a gestação sem que o sintoma indique uma doença ou complicação. No entanto, apesar de ser frequente, a dor fisiológica (sem relação com algum problema de saúde) não deve ser vista como algo normal. Afinal, é um sintoma que pode impactar na qualidade de vida da mulher, devendo ser acompanhado por um médico e tratada sempre que a paciente desejar e for possível.

As manifestações variam de mulher para mulher e de gestação para gestação. Nesse sentido, algumas pacientes relatam apenas desconfortos leves durante grande parte da gestação. Outras podem ser impactadas por dores mais significativas ou persistentes. A seguir, vamos explicar as principais causas de dor fisiológica:

  • Cólicas e dor na região da pelve devido ao crescimento uterino: à medida que o útero se expande para acomodar o crescimento do feto, pode causar desconforto ou sensação de pressão;
  • Dores articulares devido a alterações hormonais: as alterações hormonais durante a gravidez podem afetar as articulações e os ligamentos, levando a dores musculares e nas articulações. As dores osteomusculares estão entre as queixas benignas mais frequentes durante o pré-natal;
  • Lombalgia: o aumento de peso e a mudança no centro de gravidade (distribuição do peso) durante a gravidez podem contribuir para dores lombares. À medida que a barriga cresce, há uma tendência de o corpo da mulher se curvar e aumentar a carga sobre a coluna lombar;
  • Contrações de Braxton Hicks (de treinamento): essas contrações, que são uma forma de preparação do corpo para o parto, podem causar uma dor leve nas últimas semanas de gestação;
  • Dores de cabeça: mudanças hormonais e fatores relacionados ao estresse podem contribuir para dores de cabeça durante a gravidez, principalmente se a paciente já tinha quadros de cefaleia antes de engravidar. No entanto, esse é um sintoma que precisa ser investigado com atenção, pois pode estar relacionado com a pré-eclâmpsia, uma condição preocupante.

Quando a dor durante a gestação não é “normal”?

Nenhuma dor é normal, pois esse sintoma pode comprometer a qualidade de vida e a saúde mental da paciente mesmo que não esteja relacionada a um problema de saúde. No entanto, precisamos ter especial atenção a alguns quadros de dor que podem ser, sim, um sinal de uma complicação gestacional. Confira, a seguir, alguns sinais de alerta:

Dor persistente ou intensa

Como vimos, as dores “normais” geralmente são leves e passageiras. Portanto, se a dor for persistente, intensa ou não melhorar com o repouso, isso pode indicar uma condição que necessita de avaliação médica.

Dor abdominal aguda e grave

Dor abdominal súbita e intensa pode ser um sinal de problemas como descolamento de placenta, ruptura uterina ou outras complicações graves, exigindo intervenção médica urgente.

Sangramento vaginal

Se a dor for acompanhada de qualquer sangramento vaginal durante a gravidez, você deve procurar um obstetra rapidamente. Esse sintoma pode indicar problemas gestacionais ou, até mesmo, um abortamento espontâneo.

Dor de cabeça intensa

Esse sintoma pode indicar complicações gestacionais, como pré-eclâmpsia, a qual exige acompanhamento médico frequente e regular. Nesse sentido, é importante notar se a dor de cabeça é acompanhada de alguma alteração na visão ou ao aumento da pressão arterial.

Dor ou queimação ao urinar

Pode ser sintoma de infecção do trato urinário (ITU), que é uma condição que aumenta o risco de abortamento, parto prematuro e sepse neonatal. Portanto, as ITUs devem sempre ser tratadas rapidamente durante a gestação.

Dor seguida de diminuição dos movimentos fetais

Se, após um quadro de dor mais intensa (mesmo que por poucos minutos), houver uma diminuição perceptível nos movimentos fetais, é importante buscar atendimento médico para investigar a saúde fetal.

Contrações regulares antes da 37ª Semana

Contrações regulares antes da 37ª semana de gestação podem indicar trabalho de parto prematuro. Contrações regulares são diferentes das contrações de treino, as quais são geralmente irregulares (surgindo sem um padrão bem definido).

Ruptura prematura de membranas

Se a dor for acompanhada de secreção vaginal fina e clara, pode ter ocorrido a ruptura da bolsa amniótica antes do início do trabalho de parto, outra urgência obstétrica.

Síndrome do túnel do carpo

Algumas mulheres grávidas desenvolvem essa síndrome devido à retenção de líquidos, o que pode causar dor, formigamento e dormência nas mãos e pulsos. Apesar de ser um quadro incômodo, não impõe nenhum risco imediato às gestações.

A dor durante a gestação é um sintoma que deve ser observado. É importante que as mulheres grávidas comuniquem qualquer dor significativa ao seu obstetra para que possam avaliar a causa e fornecer orientações apropriadas.

Nem toda dor durante a gravidez é benigna, e algumas condições podem exigir atenção médica imediata. Cada gestação é única, e o pré-natal adequado é fundamental para garantir uma gestação saudável e minimizar qualquer desconforto desnecessário.

Quer saber mais sobre o pré-natal? Toque aqui!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments