E-book
Analgesia no parto: saiba como é possível ter um parto sem dor
O sistema reprodutor feminino é composto pelo útero, tubas uterinas, ovários e vagina. Cada órgão desempenha uma função essencial para o sucesso da gravidez. A possibilidade de engravidar se limita ao período localizado entre a puberdade e a menopausa, conhecido como idade fértil.
Durante os ciclos menstruais, os folículos passam a ser utilizados. Em cada ciclo, vários são recrutados e crescem, um deles se torna dominante, se desenvolve e amadurece o suficiente para romper e liberar seu óvulo, na ovulação.
Enquanto se desenvolve, o folículo dominante passa a secretar estrogênio, hormônio responsável pelo preparo do endométrio, camada interna uterina na qual o embrião se implanta para dar início à gestação e permanece abrigado até o nascimento, que ocorre pelo canal vaginal quando o parto é normal.
O preparo endometrial é finalizado pela progesterona, hormônio secretado pelo corpo-lúteo. Se não houver fecundação, por outro lado, o corpo-lúteo se degenera e os níveis hormonais diminuem, provocando a descamação do endométrio, o que origina a menstruação e um novo ciclo menstrual.
Durante a idade fértil, diferentes condições podem causar alterações na função dos órgãos reprodutores, interferindo na saúde geral e reprodutiva. O pólipo endometrial está entre as doenças uterinas mais comuns.
Este e-book aborda tudo sobre o pólipo endometrial, destacando as causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e os riscos para a saúde feminina. Boa leitura!
Confira alguns dos temas abordados no e-book:
- O que é analgesia? Como é feita a analgesia durante o parto?
- Quais são as principais técnicas de analgesia e anestesia no parto?;
- Qual a relação entre a analgesia e o parto humanizado?;
- A analgesia pode influenciar na evolução do parto normal?;
- Como é feita a anestesia na cesariana?;
- A analgesia pode influenciar na evolução do parto normal.