Endometriose: veja quais são os possíveis sintomas

A endometriose é o implante de células típicas do tecido endometrial em órgãos e estruturas que estão fora do útero. Geralmente, as lesões se implantam nos órgãos da cavidade pélvica (ovários, tubas uterinas, bexiga, entre outros).

O endométrio normal é o tecido que reveste a cavidade uterina. É nele que o embrião se implanta no início da gestação. Caso não haja uma gestação, ele se descama na forma da menstruação, a qual ocorre ciclicamente nas mulheres a cada 26 a 35 dias. Como veremos, isso também nos ajuda a compreender o funcionamento dos sintomas da endometriose.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe o nosso post!

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença inflamatória crônica. Em outras palavras, seus sintomas e complicações se devem principalmente à inflamação persistente que ocorre nos órgãos afetados.

Essa reação imunológica é desencadeada pela presença de glândulas e estroma endometriais fora da cavidade uterina. Com isso, o corpo inicia uma tentativa de eliminá-lo para não prejudicar as funções normais do organismo.

Em grande parte dos casos, esse tecido fora do lugar (ectópico) se implanta na região pélvica, em estruturas, como:

• ovários;
  • tubas uterinas;
  • bexiga;
  • intestino;
  • ligamentos uterossacros.

Sintomas da endometriose

A endometriose é uma doença cujo quadro clínico é muito variável de paciente para paciente. Há mulheres completamente assintomáticas e que descobrem as lesões acidentalmente quando realizam alguma cirurgia pélvica, como a cesariana. Por sua vez, há muitas pessoas que apresentam diversas queixas e, em alguns casos, elas são incapacitantes.

Um quadro assintomático, porém, não significa ausência de complicações. Por exemplo, a endometriose está ligada à infertilidade. Frequentemente, as pacientes somente começam a investigar a presença da doença quando não obtém sucesso após diversas tentativas de engravidar. Isso pode acontecer mesmo quando a paciente não notou nenhuma alteração nos últimos anos, — não sentiu dor nem nenhuma disfunção urinária/intestinal. Ou seja, a infertilidade foi um sintoma oculto por muitos anos.

Os estudos mostram que os principais sintomas da endometriose são:

• dor pélvica crônica;
  • dismenorreia;
  • dificuldade para engravidar.

Dependendo da localização da lesão, ainda podem surgir outras manifestações, como:

• dor nas relações sexuais;
  • disfunção urinária cíclica (dor ou dificuldade para micção), a qual surge ou se intensifica no período menstrual;
  • disfunção intestinal cíclica (dor ou dificuldade para evacuar), com a mesma característica de periodicidade do sintoma anterior.

Vamos explicar cada uma delas a seguir!

Dor pélvica crônica

É a dor não relacionada ao ciclo menstrual que permanece por mais de seis meses. Ela pode variar de intensidade, indo de um leve desconforto até quadros incapacitantes. Isso ocorre, pois a presença de lesões de endometriose promove um estado inflamatório contínuo nos locais afetados. Uma das consequências da inflamação é a maior sensibilização para a dor.

Dismenorreia

Ela pode se expressar como cólicas intensas antes e durante o período menstrual. Ela pode ser também uma dor intermitente que piora ao longo do dia. No entanto, está sempre relacionada ao período de sangramento menstrual.

Esse sintoma acontece, pois o endométrio ectópico reage às variações hormonais, de forma semelhante ao tecido normal da cavidade uterina. Pouco antes do período de sangramento, o corpo produz baixas quantidades de progesterona e estrogênio. Consequentemente, isso leva o sistema imunológico a atacar o tecido endometrial para estimular a sua descamação.

Esse processo inflamatório, contudo, provoca a sensibilização dos locais afetados pelas lesões da endometriose. Consequentemente, as cólicas menstruais se tornam mais intensas.

Infertilidade

A inflamação também provoca um efeito negativo no endométrio normal. Com isso, esse tecido fica mais hostil aos espermatozoides e ao embrião. Portanto, a mulher pode enfrentar não apenas uma maior dificuldade para engravidar quanto ter um maior risco de perdas gestacionais (abortamentos e óbito fetal).

Dor nas relações sexuais

A penetração causa uma pressão sobre os órgãos pélvicos, os quais estão mais predispostos à dor devido à inflamação. Na endometriose, geralmente ocorre a dispareunia de penetração profunda em vez da dor no início do canal vaginal.

Disfunção urinária cíclica

Esse sintoma está relacionado à endometriose com acometimento das vias urinárias. Devido à intensificação da inflamação durante o período de sangramento menstrual, ele é normalmente cíclico.

Disfunção intestinal cíclica

É mais comum no acometimento do reto, do intestino grosso ou do íleo. Também pode ocorrer a presença de sangue nas fezes. O fenômeno da ciclicidade também acontece aqui pelos mesmos motivos das disfunções urinárias.

O diagnóstico da endometriose

O diagnóstico definitivo da endometriose exige a retirada da lesão pela videolaparoscopia e avaliação histopatológica. Contudo, por ser um procedimento mais invasivo, ele não é realizado de rotina.

Assim, o tratamento pode iniciar a partir do diagnóstico presuntivo (alta probabilidade da doença) com base nos sinais e sintomas, assim como nas alterações em exames de imagem (ultrassonografia pélvica ou ressonância magnética).

Tratamento da endometriose

O tratamento da endometriose dependerá dos objetivos da paciente:

• se ela estiver assintomática, não desejar uma gestação ou não tiver infertilidade, pode ser feito apenas o acompanhamento clínico periódico;
  • se houver desejo de engravidar, mas a infertilidade estiver presente, a reprodução assistida e/ou a cirurgia de retirada das lesões pode ser feita;
  • nos casos de dor em mulheres sem desejo de engravidar em curto e médio prazos, a terapia com anti-inflamatórios e medicamentos hormonais é possível.

Por fim, é muito importante ressaltar a importância do acompanhamento dos sintomas da endometriose. A doença pode, inclusive, estar relacionada a complicações gestacionais em diversos momentos da gravidez. No parto humanizado, é feito acompanhamento criterioso da condição durante o pré-natal para reduzir riscos para a gestante e o bebê.

Quer saber mais sobre a endometriose e como ela surge? Confira este artigo institucional que temos sobre o tema!