Gravidez depois dos 40

Se você tem 40 anos ou mais e está pensando em começar uma família, há algumas coisas importantes que você precisa saber sobre as gestações nessa faixa etária. A gravidez depois dos 40 é uma possibilidade viável para muitas mulheres. Pelo contrário, todo o processo é geralmente saudável, mas requer algumas considerações especiais.

Neste post, você vai obter mais informações sobre:

• O que é diferente em tentar engravidar depois dos 40;
  • Como seu corpo mudou ao longo da vida;
  • Como se preparar para a maternidade nesta fase de sua vida;
  • O que você pode fazer para aumentar suas chances de concepção.

Acompanhe!

O que há de diferente na gravidez depois dos 40?

É importante saber que a expectativa de vida reprodutiva é de cerca de 35 a 37 anos para as mulheres em geral. Por exemplo, se uma teve a primeira menstruação aos 12 anos, é provável que ela consiga engravidar até seus 47 a 49 anos. No entanto, a partir dos 40 anos, as chances de sucesso caem significativamente ao passo que os riscos de complicações aumentam.

Então, quais são as coisas que você deve ter em mente se estiver tentando engravidar depois dos 40? Suas chances de concepção diminuem um pouco à medida que você envelhece. Isso pode ser devido a uma variedade de fatores. Algumas delas incluem ter um número reduzido de óvulos disponíveis para fertilização e um risco ligeiramente maior de aborto espontâneo.

Além disso, seus níveis hormonais mudam e podem afetar sua capacidade de conceber. É importante observar que algumas dessas alterações são normais, mas outras podem ser um sinal de um problema médico. Por isso, é uma boa ideia consultar o seu médico para se certificar de que tudo está no caminho certo.

Seu ciclo menstrual provavelmente será irregular à medida que você envelhece e você pode nota que menstrua com menos frequência. Consequentemente, há menos ovulações ao longo do tempo, reduzindo o número de ciclos em que você está fértil. Isso pode ser resultado da diminuição da produção hormonal, que ocorre à medida que você envelhece.

O revestimento uterino é mais fino em mulheres com mais de 35 anos. Associado a isso, o fluxo sanguíneo para o útero e ovários pode se reduzir à medida que envelhece. Por fim, seus óvulos podem não estar tão saudáveis ​​quanto eram quando você era mais jovem, podendo aumentar a probabilidade de anormalidades cromossômicas. Tudo isso leva à redução da fertilidade e ao aumento de risco de abortamentos de repetição.

Quais os riscos das gestações após os 40 anos?

A gravidez depois dos 40 anos pode levar a complicações tanto para a mãe quanto para o feto, que incluem:

• Sofrer um aborto espontâneo;
  • Ter um bebê com anomalias cromossômicas. Essas anormalidades podem resultar em um bebê com defeito congênito;
  • Desenvolver pressão alta, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia;
  • Ruptura prematura das membranas uterinas, o que pode resultar em uma cesariana ou em partos prematuros;
  • O bebê sofrer com a morte perinatal devido ao risco de anormalidades placentárias.

Por esse motivo, é muito importante fazer uma consulta preconcepcional para fazer um check-up completo antes de iniciar as tentativas de engravidar. Caso elas sejam bem-sucedidas, fazer um excelente acompanhamento pré-natal é fundamental.

Nesse sentido, é interessante que você saiba que nem toda a gravidez depois dos 40 é de alto risco. Se nenhum risco adicional for identificado, elas são de risco habitual ou intermediário.

Como se preparar para a gravidez depois dos 40?

Se você está pensando em tentar engravidar depois dos 40, há algumas coisas que você pode fazer para aumentar suas chances de fertilidade e de uma gestação saudável:

• Mantenha-se dentro do seu peso ideal;
  • Adote um estilo de vida saudável;
  • Mantenha seus níveis de estresse baixos. Para isso, pratique técnicas de relaxamento, como meditação, ioga e atenção plena;
  • Certifique-se de que você e seu parceiro estejam saudáveis ​​e tenham recebido tratamento para infecções sexualmente transmissíveis;
  • Comece a acompanhar seus ciclos para ter uma ideia melhor de quando está ovulando;
  • Fale com o seu médico sobre quaisquer possíveis problemas de saúde com os quais possa estar lidando;
  • Mantenha-se sexualmente ativo à medida que envelhece, pois as chances de engravidar dependem do número de relações sexuais no período fértil. Você pode usar lubrificante para ajudar a reduzir qualquer desconforto que possa surgir com o envelhecimento.

Se você tem 40 anos ou mais e deseja começar uma família, é importante ter em mente que suas chances de concepção serão menores a cada ano. Por isso, você pode levar mais tempo para conseguir conceber e estar em maior risco de complicações.

Existem algumas atitudes que você pode tomar para aumentar suas chances de engravidar, incluindo manter um peso, dieta e estilo de vida saudáveis, praticar técnicas de relaxamento e permanecer sexualmente ativo.

Caso a gestação natural não tenha sido possível com essas medidas, podemos indicar intervenções médicas para potencializar o prognóstico de uma gravidez depois dos 40 anos.

Quer saber mais sobre as gestações de alto risco? Confira nosso artigo sobre o tema!