Dra Cristiane Pacheco | WhatsApp

O que é período fértil? Qual é a relação com a ovulação?

Por Dra. Cristiane Pacheco

A ovulação é a liberação de um óvulo do ovário no ciclo menstrual da mulher. É a fase do ciclo reprodutivo em que as variações dos hormônios reprodutivos femininos fazem com que um óvulo maduro seja liberado e fique pronto para a fertilização.

O processo de ovulação normalmente ocorre no meio do ciclo menstrual, geralmente 14 dias a partir do primeiro dia do ciclo menstrual, que é marcado pelo primeiro dia de menstruação. O óvulo pode sobreviver por até 24 a 48 horas após ser liberado, e se estiver dentro desse período e for fertilizado por um espermatozoide, pode acontecer uma gravidez.

Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe!

O que é ovulação? Por que ela acontece?

No início do ciclo menstrual, a concentração dos hormônios sexuais no sangue está baixa. Isso faz com que a hipófise, uma glândula conectada com o sistema nervoso central, produza mais hormônio folículo-estimulante (FSH).

Isso estimula o desenvolvimento de alguns folículos nos ovários, os quais passarão a produzir estradiol, a forma mais ativa do estrogênio. Os níveis desse hormônio no sangue sobem durante a primeira metade do ciclo menstrual. Isso estimula o desenvolvimento dos folículos (fase folicular do ovário) e a proliferação das células do endométrio (fase proliferativa do endométrio). Em geral, apenas um folículo chegará ao estágio final de amadurecimento.

Os níveis de estradiol atingem seu pico alguns dias antes da menstruação, abrindo caminho para a liberação do óvulo. À medida que os níveis de estrogênio alcançam seus níveis máximos no ciclo menstrual, um hormônio conhecido como “hormônio luteinizante” (LH) é produzido. A ovulação ocorre algumas horas depois do pico de LH no sangue.

Depois disso, o óvulo é depositado nas tubas uterinas, onde ficará disponível para a fertilização por um espermatozoide. Enquanto isso, no ovário, o folículo que liberou o óvulo se transforma em corpo lúteo (fase lútea do ovário), uma estrutura produtora de hormônios, especialmente a progesterona, cuja ação principal é amadurecer o endométrio, iniciando a fase secretora do revestimento do útero.

Há algum sintoma ou sinal que indica que a ovulação ocorreu?

Saber quando é o período fértil de uma mulher pode ajudar os casais a planejar ou evitar a gravidez. Algumas mulheres relatam sintomas, como leve formigamento, cólicas e aumento do corrimento vaginal. Em alguns casos, podem perceber também um aumento da sensibilidade mamária e da libido. Além disso, pode haver um discreto aumento (cerca de 0,3º Celsius) da temperatura corporal basal.

O que é período fértil?

O período fértil é um momento durante o ciclo menstrual de uma pessoa em que é mais provável que ela engravide. O evento mais importante é a liberação de um óvulo pelo ovário, chamado de ovulação. Ele desencadeia o período fértil, é chamada de ovulação.

Durante o período fértil, o corpo da mulher se prepara para a chance de engravidar, passando por modificações, como:

  • A vagina produz mais secreções para facilitar o transporte de espermatozoides;
  • As secreções do colo uterino se tornam mais fluidas e abundantes para permitir a passagem dos gametas masculinos. Fora do período fértil, elas são espessas e formam um tampão mucoso entre a vagina e o útero;
  • O endométrio (revestimento do útero) se torna mais espesso e começa a secretar diversas substâncias para nutrir os espermatozoides e um futuro embrião formado;
  • O revestimento das tubas uterinas também se torna mais espesso para otimizar os processos reprodutivos.

Tanto a ovulação quanto as demais modificações no sistema reprodutor feminino são estimuladas por hormônios sexuais, como a progesterona e o estrogênio.

Por que engravidar é mais difícil fora do período fértil?

As mulheres têm apenas alguns dias férteis por mês devido ao tempo de vida dos espermatozoides e dos óvulos. O período fértil se inicia cerca de cinco dias antes da ovulação e termina 24 a 48 horas depois dela. Mas por que isso acontece?

Os espermatozoides podem sobreviver até cinco dias no trato reprodutivo, mas o óvulo só pode sobreviver por cerca de 24 horas após a ovulação. Durante esse período específico, o óvulo estará disponível para fertilização.

Além disso, todas aquelas modificações do sistema reprodutor feminino para facilitar a fertilização são sincronizadas com os níveis dos hormônios sexuais. Por exemplo, depois de um dia da ovulação, os níveis de progesterona já são suficientes para causar um espessamento das secreções cervicais, levando à formação de um tampão mucoso no colo uterino.

Da mesma forma, quando a fertilização ocorre muito tardiamente ou precocemente. O endométrio do útero não está receptivo o suficiente para ajudar a garantir que o embrião se implante e permaneça no útero.

Como calcular o período fértil?

A tabela a seguir nos mostra quais dias do ciclo menstrual (eixo horizontal) apresentam maior chance de fertilização de acordo com a duração do ciclo menstrual (eixo vertical):

Figura 1: Soumpasis I, Grace B, Johnson S. Real-life insights on menstrual cycles and ovulation using big data. Hum Reprod Open. 2020 Apr 16;2020.

Portanto, uma mulher com ciclo de 28 dias tem cerca de 27% de engravidar no 15º dia, 21% no 16º dia e 20% no 14º dia (dia da ovulação).

Portanto, o período fértil abrange o intervalo de tempo em que as condições do sistema reprodutor feminino estão ótimas para que a fertilização e a implantação do embrião ocorram. Essa janela de oportunidade é marcada pela ovulação e é importante para as mulheres aproveitarem se planejem em relação às gestações.

Caso elas desejem engravidar, devem realizar relações sexuais nos dias mais férteis. Se querem evitar gestações, precisam evitar relações sexuais desprotegidas nesse intervalo.

Quer entender melhor como calcular o período fértil? Confira nosso artigo completo sobre o tema!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments