Baby blues e depressão pós-parto: qual a relação?

A depressão pós-parto e o baby blues são condições comuns após o parto. No entanto, diferente do que muitas pessoas pensam, elas não são meros episódios de tristeza. Elas podem afetar seriamente sua capacidade de cuidar de sua própria saúde mental e de seu filho.

Se você deu à luz recentemente, pode estar em risco de desenvolver a depressão pós-parto ou baby blues. Ambos são desencadeados por alterações significativas nos níveis hormonais, associadas a outros fatores, como a mudança intensa da rotina, a pior qualidade do sono e a ansiedade devido à grande responsabilidade de cuidar de um bebê.

Embora ninguém saiba exatamente o que causa qualquer condição, a identificação de fatores de risco pode ajudar as novas mães a reduzir suas chances de desenvolvê-las. Mesmo que elas acabem a acometendo, a boa notícia é que, com tempo e apoio, você pode se recuperar da depressão pós-parto e do baby blues.

Para isso, você precisa entender o que são, como identificá-las e o que você pode fazer sobre elas. Então, preparamos este post para você. Acompanhe!

O que é depressão pós-parto?

A depressão pós-parto (DPP) é uma complicação grave e comum no período após o nascimento de um bebê. É uma doença mental comum que afeta 10 a 20 em cada 100 mulheres depois de ter um bebê.

Esse transtorno de humor afeta as novas mamães, pois passam por mudanças físicas e psíquicas muito intensas após dar à luz. Embora os sintomas possam se iniciar a qualquer momento durante o primeiro ano após o nascimento da criança, é normal que eles comecem a desaparecer após 3 meses. Em alguns casos, também é possível ter depressão pós-parto se você estiver adotando uma criança.

A depressão pós-parto é uma questão muito séria, a qual requer tratamento precoce para evitar as complicações da dificuldade de cuidar de seu filho e de si mesmo.

O que é o Baby Blues?

O baby blues é a versão mais branda das mudanças de humor que as mulheres passam pela depressão. Ele acontece com quase todas as mulheres no primeiro mês após o parto, afetando cerca de 50% a 80% das mulheres.

Os sintomas são muito semelhantes aos da depressão pós-parto, mas são menos intensos e não duram mais do que 3 a 4 semanas.

Alguns fatores de risco para o baby blues são:

• Ser mãe de primeira viagem;
  • Ter uma rotina excessivamente estressante após a chegada do novo filho;
  • Não obter suporte familiar e afetivo adequado;
  • Ter passado por dificuldades durante o parto.

O baby blues não é uma condição tão séria, mas precisa ser cuidada com atenção. O baby blues é causado por alterações hormonais e privação de sono após o nascimento de uma criança. Quando o corpo se adapta aos novos níveis hormonais e à nova rotina sono, os sintomas tendem a ir embora por conta própria. Isso geralmente acontece dentro de algumas semanas, mas, em alguns casos, a mulher pode evoluir para a depressão pós-parto.

A relação entre depressão pós-parto e Blues

Veja algumas semelhanças e diferenças do baby blues em relação à depressão pós-parto:

• O Baby Blues não é um diagnóstico formal: é um conjunto de sintomas (sentir-se triste, chorar e ter crises de desesperança) que também fazem parte de outras síndromes psíquicas, como depressão pós-parto ou ansiedade;
  • O blues acontece com quase todas as novas mães: ele é muito comum. Isso não significa que sejam um problema sério. Na verdade, eles podem levar à depressão pós-parto caso não sejam acompanhados adequadamente.
  • Os sintomas da depressão pós-parto são mais graves: a pessoa pode ser incapaz de cuidar de seu filho e de si mesma.
  • A depressão pósparto tem um efeito negativo na família: Todos os membros são afetados por ela.
  • A depressão pós-parto geralmente necessita de tratamento medicamentoso: A DPP precisa ser tratada com intervenções médicas se a paciente não manifestar melhora espontânea, mas os sintomas do baby blues são tão comuns e passageiros que não é necessário nenhum tratamento específico para eles, além de suporte afetivo e emocional.

Como buscar ajuda para ambas as condições?

A depressão pós-parto pode ser tratada com psicoterapia e medicação antidepressiva. Não existe um curso específico de tratamento para o baby blues. Eles vão embora por conta própria dentro de algumas semanas ou mais.

Se você está tendo sintomas de depressão pós-parto ou baby blues, não espere para obter ajuda. Converse com seu médico ou profissional de saúde mental para que você possa receber tratamento o mais rápido possível. A intervenção precoce pode evitar que a depressão pós-parto se transforme em algo mais sério.

A depressão pós-parto e o baby blues são complicações comuns do puerpério e do primeiro ano após o fim da gestação. Ambas as condições podem ser tratadas com psicoterapia, já a medicação antidepressiva geralmente é indicada apenas para casos de depressão pós-parto. No entanto, é importante identificá-los corretamente para que você possa obter a ajuda necessária. Conversar com um médico ou profissional de saúde mental pode ajudá-lo a reconhecer os sinais dessas condições e obter o tratamento necessário dos sintomas antes que eles piorem.

Quer saber mais sobre a depressão pós-parto, seus sintomas, sua prevenção e seu tratamento? Então, não perca este nosso artigo sobre o tema!