O que é papanicolau?
Um exame de papanicolau é um procedimento em que um médico coleta amostras de células do colo do útero durante as consultas ginecológicas periódicas. Então, elas são analisadas microscopicamente com o objetivo é detectar certas alterações nas células do colo do útero que podem sinalizar a presença de câncer.
Para realizar o exame, médico inserirá um espéculo em sua vagina para expor seu colo do útero. Ele, então, usará uma pequena escova e/ou uma espátula de madeira para coletar células cervicais. Todo o processo não deve demorar mais do que alguns minutos. É também um procedimento indolor. Quando sentem algo, a maioria das mulheres relata apenas um desconforto mínimo.
As células serão então enviadas para um laboratório para análise, onde um patologista procurará sinais de câncer, bem como outras condições, como infecções por HPV ou por microrganismos sexualmente transmissíveis. Quer saber mais sobre a importância desse exame? Acompanhe!
Por que o teste de papanicolau é importante?
O teste papanicolau salvou milhões de mulheres de óbitos e complicações devido ao câncer do colo do útero. Antes de os médicos descobrirem essa técnica de triagem, o câncer do colo do útero era uma das principais causas de morte em mulheres.
Entretanto, graças ao papanicolau, a incidência (novos casos) de óbitos por câncer do colo do útero caiu mais de 50% nos últimos 30 anos, garantindo que mais mulheres sobrevivam a essa doença que pode ser devastadora quando diagnosticada tardiamente.
O câncer do colo do útero geralmente começa quando certos tipos de papilomavírus humano (HPV) infectam as células do colo do útero. O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo. A maioria das mulheres contrai o HPV em algum momento da vida, mas muitas nem sabem disso porque o vírus geralmente não produz nenhum sintoma. Alguns tipos de HPV são inofensivos e desaparecem por conta própria, enquanto outros nunca desaparecem.
Importância do papanicolau para mulheres vacinadas contra o HPV
Se você tomou a vacina contra o HPV, pode ter alguma proteção contra o câncer do colo do útero. A vacina foi desenvolvida para proteger contra os tipos mais perigosos de HPV. No entanto, não protege contra todos os tipos de HPV, por isso é importante ainda fazer o rastreamento para câncer do colo do útero.
Além disso, apesar de não ser a principal utilidade do exame, o papanicolau pode detectar mais do que apenas as lesões relacionadas ao câncer do colo de útero. Ele também pode ajudar a identificar a clamídia, a gonorreia, a tricomoníase e outras patologias cervicais.
Como funciona o papanicolau?
As células do colo do útero são um ambiente ideal para o crescimento do HPV, razão pela qual tantas mulheres são infectadas e podem nunca saber que têm o vírus. O objetivo do papanicolau é detectar precocemente quaisquer sinais de infecções por HPV e de câncer no colo do útero.
A grande maioria das mulheres que fazem exames regulares para câncer do colo do útero provavelmente terão um resultado negativo, o que é uma ótima notícia. No entanto, as mulheres que não são examinadas regularmente podem não saber que tem alguma lesão. Então, elas possivelmente descobrirão o câncer quando ele estiver em estágio mais avançado, em que as chances de cura são muito menores.
Quando você deve fazer o exame de câncer do colo do útero?
A maioria dos médicos recomenda que as mulheres sejam rastreadas para o câncer do colo de útero a partir dos 25 anos. Se o primeiro exame for negativo, o próximo deve ser realizado em um ano. Se o segundo resultado também for negativo, a paciente passa a ser examinada o para câncer do colo do útero uma vez a cada três anos.
Isso acontece, pois o HPV tem um longo período de incubação, o que significa que leva muito tempo para as células se tornarem cancerígenas. O tempo padrão de rastreamento do câncer do colo do útero de três anos permite tempo suficiente para o desenvolvimento da doença.
Entretanto, se algum exame apresentar alguma alteração, o papanicolau poderá ser repetido com maior frequência. Em casos de lesões de maior risco, é necessário complementar o papanicolau com a colposcopia.
As mulheres devem ser rastreadas para câncer do colo do útero assim que atingirem a idade de 25 anos. A melhor maneira de fazer isso é através do papanicolau, que coleta amostras de células do colo do útero.
Graças ao rastreio periódico, o número de novos óbitos (incidência) por câncer cervical foi reduzido significativamente. No entanto, é importante observar que o teste não pode detectar todos os sinais de câncer do colo do útero. Portanto, um resultado negativo não significa que você está totalmente livre. Por isso, além do papanicolau, o acompanhamento com um médico experiente é fundamental.
Quer saber mais sobre o papanicolau e como ele é feito? Confira nosso artigo sobre o tema!