Sangramento durante a gestação: é normal? Quando procurar um médico?
Qualquer sangramento durante a gestação, por menor que seja, causa muita preocupação, não é mesmo? Sim, qualquer sangramento gestacional deve ser levado a sério. Contudo, isso não significa que você deve automaticamente pensar no pior, pois a maioria dos sangramentos é benigna (não causam complicações graves).
Ainda assim, um sangramento gestacional também não é algo que pode ser subestimado. Afinal, a gravidez é um período delicado e podem ocorrer complicações graves, mesmo em sangramentos aparentemente leves. Quer saber mais sobre o sangramento durante a gestação? Acompanhe até o final!
Sangramento na primeira metade da gestação: quando é normal?
No primeiro trimestre, pequenos sangramentos durante a gestação, os chamados “spotting”, são muitocomuns. Eles acontecem em cerca de em até 50% dasgestações. Cerca de metade desses sangramentos são benignos e são causados por:
Sangramento na primeira metade da gestação: o que não é normal?
Embora o spotting leve geralmente não seja motivo de preocupação no primeiro trimestre, há momentos em que um sangramento sinaliza uma complicação gestacional, como:
Abortamentos
O abortamento ocorre quando há expulsão do feto e dos produtos da concepção, como a placenta. Os principais sinais incluem sangramento vaginal leve a moderado. Geralmente, é acompanhado de dor abdominal tipo cólica. Os sintomas tendem a diminuir após a expulsão dos produtos da concepção.
Abortamento infectado
Ocorre quando há infecção dos produtos da concepção no útero, geralmente após um abortamento incompleto. Suas características incluem sangramento vaginal com odor fétido, febre, dor abdominal intensa e sensibilidade pélvica. É uma condição potencialmente grave que requer intervenção médica urgente com antibióticos e retirada dos produtos da concepção.
Gravidez ectópica
O embrião se implanta fora da cavidade uterina, mais comumente nas tubas uterinas. Se a gravidez ectópica não for interrompida, pode ser uma emergência médica. Sinais e sintomas mais comuns incluem sangramento vaginal leve, geralmente irregular e associado a dor pélvica. Dores intensas e aumento rápido do volume abdominal são sinais de alerta.
Mola Hidatiforme
É uma forma de doença trofoblástica gestacional caracterizada pelo crescimento anormal do tecido que origina os anexos embrionários. Resulta de embriões com anormalidades cromossômicas graves. Causa sangramento vaginal intermitente (“vai e volta”), que pode ser acompanhado pela expulsão de tecido “em cacho de uva”. Além disso, a paciente pode ter enjoosmais graves, hipertensão grave agudamente e aumento uterino desproporcional à idade gestacional.
Segunda metade da gestação: quando o sangramento é normal ou anormal?
Ainda é comum que haja sangramentos durante a gestação que são normais, geralmente devido à fragilidade do colo do útero ou à presença de pólipos uterinos. Contudo, diferentemente do primeiro trimestre, os sangramentos da segunda metade da gestação (a partir da 20ª semana) geralmente precisam de avaliação emergencial, pois podem colocar em risco tanto a mãe quanto o bebê.
Afinal, nessa fase, sangramentos normais ainda acontecem, mas se tornam menos frequentes. Assim, quando ocorrem, podem ser sinais de condições que exigem atenção imediata.
O que é um sangramento anormal na segunda metade da gestação?
Nesse sentido, é importante lembrar que não existe associação entre a quantidade do sangramento durante a gestação e a gravidade do quadro. Existem algumas condições em que o sangramento pode ser de pequeno volume, mas as complicações serem graves (se não tratadas):
Outras causas anormais de sangramento durante a gestação na segunda metade de gestação são:
Portanto, nenhum sangramento durante a gestaçãodeve ser considerado completamente “normal” antes de uma avaliação médica. Entretanto, os sangramentos não precisam ser um motivo de pânico.
Quando ele ocorre, é importante que você busque seu obstetra para que ele oriente as medidas necessárias. Caso não consiga falar com ele rapidamente, não deixe de buscar um serviço de urgência obstétrica para investigar o sangramento.
Quer saber mais sobre o acompanhamento pré-natal? Toque aqui!