Sangramento uterino anormal: diagnóstico e tratamento

Qualquer sangramento que ocorra fora do período normal ou tenha características diferentes da menstruação normal de alguma forma é considerado como sangramento uterino anormal (SUA).

Em alguns casos, pode ser um sintoma de doenças, como os miomas ou a doença inflamatória pélvica. Em outros, ele surge sem estar relacionada a nenhuma condição específica. Mesmo assim, pode ser necessário tratá-lo devido a complicações, como a anemia.

Melhorar sua qualidade de vida é o objetivo principal do tratamento do SUA. Mas como ele é feito? O primeiro passo é entender o que causa essa condição e como você pode gerenciar seus sintomas. Depois disso, é necessário fazer a investigação de suas causas.

A partir disso, é iniciado um tratamento individualizado para cada mulher. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe!

O que é sangramento uterino anormal?

O sangramento uterino anormal (SUA) é uma preocupação comum entre as mulheres que tomam pílula anticoncepcional. Se você estiver sangrando mais do que o normal, por mais tempo do que o normal para o seu ciclo ou de uma forma que não parece consistente com o seu ciclo, você pode ter SUA.

Causas de sangramento uterino anormal

Existem muitas causas de SUA e um médico capacitado será capaz de determinar o que pode estar causando seu sangramento depois de fazer um histórico médico completo e realizar um exame físico. Em alguns casos, serão necessários exames complementares para investigar a etiologia do sangramento. O teste mais requisitado inicialmente é a ultrassonografia transvaginal.

A seguir estão algumas das causas mais comuns de SUA:

• Anormalidades Hormonais: As alterações hormonais são a causa mais comum de SUA. No entanto, eles geralmente não são graves e desaparecem sozinhos quando os níveis hormonais se estabilizam. Na maioria dos casos, as alterações hormonais resultam de uma proporção desequilibrada de progesterona-estrogênio, a qual pode ser facilmente tratada com medicamentos;
  • Infecção: Infecções no útero ou colo do útero podem causar sangramento uterino anormal. Se você foi diagnosticado recentemente com clamídia, gonorreia ou outro microrganismo causador de doença inflamatória pélvica, é provável que seu médico prescreva antibióticos para tratar a infecção e interromper a SUA;
  • Câncer: Embora causa menos frequente, o câncer do colo uterino pode resultar em sangramento anormal e requer atenção médica urgente. Se você foi recentemente diagnosticada com displasia cervical, seu médico provavelmente fará um exame pélvico e coletará uma amostra de Papanicolau para testar células anormais ou pré-cancerosas;
  • Outras causas: Outras causas de sangramento uterino anormal incluem gravidez, uso de dispositivo intrauterino (DIU) de cobre, presença de miomas ou pólipos.

Diagnóstico de Sangramento Uterino Anormal

Seu médico começará fazendo uma anamnese completa e realizando um exame físico. O histórico médico que você fornecer ajudará seu médico a fazer um diagnóstico. O exame físico fornecerá informações adicionais sobre a natureza de sua condição e os ajudará a descartar outros diagnósticos em potencial. Essa etapa pode incluir um exame de Papanicolau ou uma histeroscopia ambulatorial.

Ele também pode requerer um ultrassom ou realizar uma histeroscopia para examinar mais de perto a cavidade uterina e o canal endocervical. Se o seu médico suspeitar de uma condição mais específica ou de complicações, ele pode solicitar testes de diagnóstico, como o hemograma, a biópsia endometrial e as dosagens hormonais.

Tratamento para sangramento uterino anormal

Seu médico provavelmente iniciará o tratamento para SUA após ter descartado quaisquer causas graves. Depois disso, ele vai desenvolver um plano de tratamento que aborde seus sintomas e melhore sua qualidade de vida.

As opções de tratamento variam de acordo com a causa do seu sangramento uterino anormal e a sua saúde geral:

• Anormalidades hormonais: Se o seu SUA for causado por desequilíbrios hormonais, seu médico provavelmente prescreverá medicamentos hormonais que corrigem o problema ou ajudam a interromper o sangramento (amenorreia medicamentosa);
  • Infecção: O tratamento de uma infecção dependerá do tipo de infecção que você tem e se esteve recentemente grávida. As infecções por clamídia e gonorreia podem ser tratadas com antibióticos, enquanto uma infecção pélvica causada por um DIU ou outro objeto estranho exigirá a remoção do objeto e o posterior tratamento com antibióticos;
  • Câncer: Se você tiver câncer do colo do útero, seu médico recomendará uma cirurgia para remover o tecido anormal. Então, de acordo com o estágio do câncer, será feito o acompanhamento com radiação ou quimioterapia para eliminar quaisquer células cancerígenas remanescentes;
  • Gravidez: Se o seu SUA for causado por gravidez, seu médico iniciará o acompanhamento pré-natal adequado e buscará identificar se o sangramento representa algum risco para você ou a gestação;
  • Pílulas contraceptivas: O sangramento uterino anormal é uma preocupação comum entre as mulheres que tomam pílula anticoncepcional, visto que alguns tipos alteram as características da menstruação.

Quando procurar um médico?

Como vimos, qualquer sangramento que ocorra fora da menstruação normal ou seja diferente da menstruação normal de alguma forma é considerado como sangramento uterino anormal (SUA). Então, é importante procurar um médico se você estiver sangrando:

• Com mais fluxo do que o normal;
  • Por mais tempo do que o normal para o seu ciclo;
  • No período entre as menstruações;
  • De alguma uma forma que não parece consistente com o seu ciclo.

Portanto, apesar de benigno na maioria dos casos, o sangramento uterino anormal (SUA) deve ser acompanhado pela mulher para evitar complicações ou identificar precocemente doenças graves. Sempre que se preocupar com as mudanças das características da sua menstruação, converse com um médico capacitado.

Quer saber mais sobre o sangramento uterino anormal? Não deixe de ler nosso artigo completo sobre esse tema!