SOP: saiba o que é

Os ovários são órgãos importantes para o organismo das mulheres como um todo. Eles apresentam duas funções principais: a reprodutiva e a endócrina. Afinal, eles armazenam os folículos ovarianos, que armazenam os óvulos (gametas sexuais femininos).

Em volta dos óvulos, existem também células com capacidade de produzir hormônios, como o estrogênio e a progesterona. Eles atuam em diversos órgãos e tecidos para regular as atividades deles. Na síndrome dos ovários policísticos (SOP), há um comprometimento da função ovariana normal.

Alguns folículos ovarianos, a partir do início da vida fértil na puberdade, começam a se desenvolver periodicamente. Cada ciclo menstrual geralmente significa que alguns folículos se desenvolveram, um deles se tornou dominante e amadureceu até liberar um óvulo nas tubas uterinas.

Na SOP, algumas disfunções endócrinas fazem com que os folículos tenham dificuldade em completar seus ciclos devido ao excesso de hormônios masculino. Consequentemente, não há a liberação de óvulos (ovulação) em alguns ciclos, comprometendo a capacidade reprodutiva da mulher. Também surgem sintomas devido ao estímulo dos androgênios sobre as outras células do corpo.

Quer saber mais sobre o tema? Confira nosso post!

O que é a SOP?

A SOP é uma síndrome. Isso significa que ela é caracterizada como um conjunto de sinais e sintomas com um padrão determinado. Portanto, a SOP é definida como a presença de 2 dois seguintes critérios em uma paciente:

• Distúrbios ovulatórios. Eles podem se manifestar como oligovulação (ovulação pouco frequente ou irregular) ou como anovulação (ausência de ovulação);
  • Hiperandrogenismo (excesso de hormônios masculinos), que pode ser identificada por alterações físicas (acne excessiva, hirsutismo ou calvície com padrão masculino) ou por exames laboratoriais que dosam os androgênios;
  • Ovários com aparência policística, isto é, presença de 12 ou mais folículos com diâmetro de 2 a 9 milímetros ou volume ovariano maior do que 10 centímetros cúbicos em exames de imagem (geralmente, ultrassonografia transvaginal).

Com essa definição, podemos desfazer um equívoco comum em relação a essa condição. Apesar de seu nome, a SOP pode ser diagnosticada em pacientes com ovários sem morfologia policística. Nessa situação, o médico provavelmente identificou distúrbios ovulatórios e evidências de hiperandrogenismo.

Causas da SOP

A SOP é um distúrbio endócrino muito complexo, tanto que, até hoje, a ciência médica não desvendou todos os seus mecanismos patológicos. Temos algumas peças importantes desse quebra cabeça e, por isso, conseguimos tratar os sintomas dessa condição crônica, que não tem cura.

O que sabemos atualmente é que ela é uma condição relacionada ao excesso de androgênios, os hormônios masculinos. Com isso, o equilíbrio dos hormônios sexuais femininos fica comprometido. Essa disfunção terá um impacto nos ovários e no organismo como um todo.

Assim, os folículos têm dificuldade de completar seu desenvolvimento. Em alguns ciclos menstruais, alguns deles não amadurecem a ponto de se romperem e liberarem os óvulos. É o que chamamos tecnicamente de anovulação, que se manifesta principalmente como amenorreia (ausência de menstruação)

O excesso de androgênios também vai repercutir em outras células do corpo sensíveis a esse hormônio. Desse modo, surgem outros sintomas da SOP, como o hirsutismo (crescimento de pelos com padrão masculino.

Associado a isso, as mulheres acometidas podem também sofrer com a resistência à ação da insulina. Esse hormônio estimula o transporte de açúcar (glicose) do sangue para o interior das células. Quando sua ação é insuficiente, podemos identificar um excesso dos níveis de açúcar em alguns exames de sangue específicos.

Sintomas da SOP

Veja alguns sintomas que podem estar presentes nas mulheres com SOP:

• Sangramento uterino anormal com menstruação com duração acima de 35 dias ou irregularidade entre os ciclos. Consideramos um indicativo de SOP a paciente ter menos de 9 menstruações ao longo do ano (oligomenorreia) ou ficar meses sem menstruar (amenorreia);
  • Infertilidade devido à anovulação;
  • Hirsutismo;
  • Obesidade;
  • Queda de cabelo com padrão feminino;
  • Acne e oleosidade em excesso.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico pode ser feito exclusivamente com base nos sinais e sintomas da paciente. No entanto, em diversos casos, ele precisa ser complementado por exames de sangue e/ou imagem.

O tratamento da SOP não tem o objetivo de curar a paciente, mas de controlar os seus sintomas. Para os sinais clínicos, podemos administrar anticoncepcionais orais e hormônios de ação antiestrogênica. Com isso, há uma melhora da queda de cabelo, do hirsutismo e da acne.

Em mulheres com queixa de infertilidade, tem sido utilizado medicamentos que reduzem a resistência à insulina. Eles podem ajudar a regular a ovulação. Caso o tratamento não seja eficaz, as técnicas de reprodução assistida podem ser utilizadas.

Alguns estudos vêm apontando que as mulheres com SOP apresentam um maior risco de eventos adversos durante a gravidez e o parto, independentemente de terem engravidado naturalmente ou por reprodução assistida. Uma explicação para isso é a resistência à insulina, que pode levar ao aumento dos níveis de glicose no sangue. Com um acompanhamento obstétrico humanizado, contudo, acolhemos a mulher com SOP e elaboramos um plano terapêutico individualizado para a redução de riscos.

Quer saber mais sobre a SOP e por que ela causa infertilidade nas mulheres? Confira nosso artigo sobre o tema!