SOP: veja como é o diagnóstico

Se você está passando por problemas com ovulação e menstruação, é possível que você tenha a síndrome dos ovários policísticos, a SOP. Ela é um dos distúrbios endócrinos mais comuns entre as mulheres. Até 10% das mulheres podem ser afetadas pela SOP em algum grau.

Portanto, é muito importante investigar a condição se tiver:

• Alguma dificuldade para engravidar ou permanecer grávida;
  • Sintomas como acne, queda de cabelo, crescimento excessivo de pelos no rosto ou no corpo;
  • Dificuldade em perder peso.

Diante desse quadro, busque seu ginecologista para que ele possa fazer uma avaliação completa do seu quadro. Se necessário, ele também pode recomendar exames complementares. A detecção precoce pode fazer muita diferença quando se trata de reduzir os riscos associados a essa condição no futuro.

Quer saber mais sobre o diagnóstico da SOP? Acompanhe!

O que é SOP?

SOP significa síndrome dos ovários policísticos, um distúrbio endócrino comum que afeta os ovários. As principais funções dos ovários são o armazenamento do óvulos (células reprodutivas da mulher) e a secreção de hormônios sexuais.

Em geral, na SOP, os ovários estão aumentados ou contêm cistos (lesões cheias de líquido). No entanto, algumas pacientes podem apresentar ovários normais nos exames de imagem. Isso se deve a um excesso de produção de hormônicos masculinos, como a testosterona, que inibe os ciclos dos folículos ovarianos. Contudo a causa exata da SOP não é conhecida. É mais provável que seja causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Portanto, a SOP ocorre quando os hormônios cíclicos normais (como estrogênio e progesterona) e a ovulação (liberação do óvulo dos ovários) ocorrem com menos frequência do que o normal. Com isso, podem surgir sintomas, como:

• Menstruações irregulares;
  • Problemas para engravidar;
  • Crescimento excessivo de pelos no rosto e no corpo.

Mulheres com SOP também correm um risco maior de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e síndrome metabólica.

Como é feito o diagnóstico da SOP?

A primeira fase do diagnóstico da SOP é a avaliação ginecológica, em que seu médico perguntará sobre seu histórico de saúde, sintomas e histórico familiar. Seu médico também fará um exame físico detalhado para verificar quaisquer anormalidades ou sinais da SOP, como massas ovarinas palpáveis no abdômen. Ele também pode pedir que você mantenha um diário por vários meses de seus ciclos menstruais, bem como seus sintomas.

Para a maioria das mulheres com suspeita da condição, uma ultrassonografia transvaginal e/ou pélvica será indicada para examinar os ovários. Esse procedimento específico usa ondas sonoras para criar uma imagem de seus ovários. Pode ser solicitado que você faça exames de sangue para medir os níveis de certos hormônios, como a testosterona e o estrogênio.

Dependendo de seus sintomas e dos resultados de seu exame de sangue inicial e exame físico, podem ser requisitados outros testes adicionais para determinar a extensão das complicações causadas ​​por sua SOP.

Por exemplo, se você estiver com infertilidade, seu médico provavelmente prescreverá um teste do progestágeno, que permitirá que você acompanhe o efeito de seus níveis de progesterona em seu ciclo menstrual. Além disso, se você estiver com dificuldade para perder peso, ele pode recomendar um exame de sangue para determinar sua sensibilidade à insulina.

O diagnóstico, com a presença de, pelo menos, 2 dos seguintes critérios:

• Distúrbios de ovulação, caracterizados por oligovulação (ovulação infrequente ou irregular) ou anovulação (ausência de ovulação);
  • Sinais clínicos e/ou bioquímicos de hiperandrogenismo;
  • Morfologia policística dos ovários – presença de 12 ou mais folículos medindo de 2 mm a 9 mm de diâmetro e/ou volume ovariano acima de 10 cm³ – comprovada por ultrassonografia.

Além disso, para a confirmação da SOP, é necessário excluir outras causas que podem levar a essas manifestações.

Portanto, o diagnóstico da SOP pode ser feito apenas com critérios clínicos caso você apresente sintomas/sinais de ovulação irregular crônica e de excesso de hormônios masculinos.

Diagnóstico diferencial da SOP

Uma parte fundamental do diagnóstico da SOP é afastar outras possíveis causas dos sintomas da síndrome. Afinal, a SOP é um diagnóstico de exclusão, sendo feito somente quando a possibilidade de causas mais frequentes ou graves é excluída. Para isso, podem ser requisitados exames, como:

• Função tireoidiana: Algumas mulheres com SOP também têm hipotireoidismo, isto é, sua tireoide não produz hormônios suficientes para manter o corpo funcionando como deveria;
  • Dosagem da prolactina: em situações normais, esse hormônio regula quando você produz leite para amamentação. Se seus níveis de prolactina estiverem muito altos, isso pode causar problemas com seu ciclo menstrual e fertilidade. Também pode fazer com que você produza mais leite materno. A hiperprolactinemia pode causar sintomas semelhantes aos da SOP, sendo importante fazer o diagnóstico diferencial;
  • Função Adrenal: sintomas semelhantes aos da SOP também podem estar presentes quando há um excesso de produção de hormônios da glândula adrenal. Por isso, seu médico pode recomendar um exame de sangue para verificar sua função adrenal;
  • Dosagem da Dosagem da Gonadotrofina Coriônica Humana para excluir uma gestação.

Exames para identificar complicações da SOP

A SOP, devido à resistência à insulina, pode causar alterações nos seguintes exames:

• Glicose de jejum: Um exame de sangue em que você não come nada por 8 horas antes de ter seu sangue coletado. Esse teste pode mostrar se você está em risco de diabetes;
  • Dosagem de lipídios e colesterol para verificar seus níveis de gordura no sangue, que podem estar aumentados em pacientes com SOP.

Se você tem tido problemas com a ovulação ou se incomodado com a presença de pelos em locais incomuns para a mulher, não deixe de procurar um ginecologista. De fato, a detecção precoce pode fazer muita diferença para reduzir os sintomas e evitar complicações.

Quer saber mais sobre a SOP? Não perca nosso post completo sobre o tema!