Dra Cristiane Pacheco | WhatsApp

Spinning babies e a gestação: como a técnica pode facilitar o nascimento?

Por Dra. Cristiane Pacheco

A gestação muda a mulher, tanto física como psicologicamente. Com isso, podem surgir pontos de vulnerabilidade que se expressam até mesmo durante o processo de nascimento do bebê. Por isso, o parto humanizado é tão importante, pois traz o acolhimento que a mulher necessita, assim como as técnicas mais seguras para evitar complicações futuras tanto para a mãe quanto para seu filho. Uma delas é o spinning babies, um método que facilita o trabalho de parto.

Há muitas técnicas e recursos para minimizar os problemas durante a gestação e o parto. Algumas delas, porém, deveriam ser reservadas para situações excepcionais, — para os momentos em que há risco para a mãe e para o bebê. Esse é o caso dos procedimentos mais invasivos como a assistência ao parto normal com a episiotomia e a cesariana. Nos partos de baixo risco, que são a grande maioria, é importante adotar medidas menos invasivas. Afinal, elas apresentam um risco de complicações muito menores

Esse é o caso do spinning babies, em que a mulher realiza uma sequência de exercícios com o objetivo de facilitar o alinhamento uterino e a liberação da pelve. Com isso, aumentam-se as chances de o bebê adotar uma posição adequada para o parto normal e a passagem dele pela pelve ser mais tranquila. A prática pode ser iniciada tão logo na 24ª semana de gestação com periodicidade diária ou semana — com a assistência de uma doula, fisioterapeuta pélvica, do companheiro e/ou de outros entes queridos da mulher.

Quer saber mais sobre ele? Acompanhe nosso post!

O que é spinning babies?

É uma série de exercícios para trabalhar a região pélvica e movimentar o bebê para que as melhores condições de parto sejam obtidas. Vejam alguns deles a seguir:

Rebozo

É uma técnica milenar originada no México, em que se utiliza um xale longo para ajudar o bebê a se encaixar na pelve da mãe. Ela também pode ser utilizada para estimular o trabalho de parto. Ela promove um relaxamento muscular, que traz mais flexibilidade aos músculos que atuam na região pélvica. Além disso, ela tem um efeito analgésico importante, aliviando as dores da contração uterina.

Inversão inclinada para frente

O objetivo desse exercício é estimular o bebê a se movimentar dentro do útero para adotar a posição mais adequada para o parto. Ele é feito com a mulher em joelhos em uma poltrona ou sofá. Os antebraços devem ficar apoiados sobre o chão e a cabeça bem relaxada. Isso ajuda no relaxamento e no alinhamento dos músculos pélvicos importantes para a evolução do trabalho de parto.

Liberação lateral

É um alongamento que busca trazer mais flexibilidade para os músculos da pelve e do períneo, ampliando o canal pélvico temporariamente. O efeito pode durar entre 1 e 4 horas, podendo ser repetido sempre que necessário.

Quando realizados durante a gravidez, preparam a pelve para o trabalho e reduzem as chances de precisarmos realizar manobras manuais para girar o bebê durante o parto normal.

Como o spinning babies pode ajudar no nascimento?

No processo normal de evolução da gestação, o bebê vai mudando de posição dentro do útero à medida que o momento do parto se aproxima. Caso tudo ocorra bem, ele vai se encaixar progressivamente na pelve, curvando-se para frente e com a cabeça em direção à vagina. Ao final, espera-se que ele esteja na apresentação cefálica (também conhecida como vértice) próximo à data provável do parto.

Essa é a posição em que a progressão do bebê durante o parto natural é mais fácil e com menor risco de complicações. Então, o objetivo do spinning babies é proporcionar melhores condições para que o bebê esteja na seguinte posição intrauterina:

  • Cabeça voltada para a direção do canal da vagina (apresentação de vértice ou cefálica);
  • Virado para trás em relação ao abdômen da mãe;
  • Rosto e corpo com uma maior angulação à direita ou à esquerda;
  • Pescoço flexionado (curvado para a frente do corpo do bebê e queixo recolhido para dentro);
  • Braços flexionados sobre o próprio peito.

Com essa posição, o corpo do bebê assume um formato semelhante ao de um projétil (“bala”) de revólver. Essa é a forma mais propícia para facilitar a passagem pelo canal vaginal.

Quais podem ser as dificuldades no parto que o spinning babies pode ajudar?

Ao ampliar o canal de parto vaginal e liberar a musculatura da região pélvica, a técnica facilita a progressão do parto. Com isso, pode ter inclusive efeitos analgésicos. A técnica também evita que o bebê adote apresentações anormais, como:

  • Apresentação defletida;
  • Apresentação pélvica;
  • Apresentação de face;
  • Apresentação de testa;
  • Posição transversa.

Spinning babies, parto normal e cesariana

Os maiores benefícios do spinning babies é evitar que problemas na evolução do parto ou no posicionamento do bebê tornem necessárias a cesariana ou as intervenções invasivas no parto normal. Isso é importante para evitar as diversas complicações que podem ocorrer quando esses procedimentos são realizados. Portanto, devem ser reservados para situações em que os benefícios superam os riscos de executá-los.

O spinning babies tem sido cada vez mais utilizado, pois é uma das ferramentas que nos auxiliam a oferecer um parto humanizado para as gestantes. Isso significa que estamos individualizando as medidas médicas para as individualidades biopsicossociais dela, tornando-a protagonista da sua gestação e adotando as melhores práticas baseadas em evidências científicas.

Quer saber mais sobre o spinning babies? Confira nosso post sobre o tema!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments