Dra Cristiane Pacheco | WhatsApp

Ciclo menstrual regular: como calcular o período fértil?

Por Dra. Cristiane Pacheco

Idealmente, o casal que deseja engravidar deveria entender como calcular o período fértil. Hoje, vamos falar como fazer em pacientes com ciclo menstrual regular. Assim, poderiam programar algumas das suas relações sexuais para os momentos em que há o pico de fertilidade da mulher.

Ao contrário do homem, os gametas femininos não ficam disponíveis continuamente. Eles são liberados intermitentemente em dias próximos ao meio do ciclo menstrual, então há momentos do mês em que a mulher está no pico da fertilidade.

Após a puberdade, a mulher passa por diversas alterações fisiológicas, as quais preparam o corpo da mulher para abrigar gestações. Ciclicamente, são liberados hormônios que estimulam os ovários. Esses órgãos contêm os folículos ovarianos, — cada um deles armazena um óvulo em seu interior.

A partir da primeira menstruação, vários folículos vão crescer a cada ciclo menstrual. No entanto, apenas um deles completa o desenvolvimento e se rompe para liberar o óvulo nas tubas uterinas, onde ocorre a fecundação. Assim, as fases menstruais são divididas em três: a folicular, a ovulatória e a lútea (após a ovulação).

O óvulo sobrevive por aproximadamente 24 horas. Por sua vez, os espermatozoides podem levar até 72 horas para encontrar os gametas. Portanto, o período fértil também abrange alguns dias anteriores e posteriores à ovulação.

Vamos ensinar você a calcular o período fértil de ciclos regulares a seguir. Ficou interessada? Acompanhe!

O que é período fértil?

O período fértil pode ser definido como o intervalo do ciclo menstrual em que as chances de fecundação são maiores. A fertilização da mulher é cíclica e depende da ovulação, que é uma das três fases do ciclo ovariano:

Fase folicular

Começa com o primeiro dia de sangramento menstrual e se prolonga até o décimo terceiro. Nessa etapa, a hipófise libera o hormônio folículo-estimulante. Ele atua sobre os folículos ovarianos, que são cavidades em forma de saco, preenchidas por um líquido e pelo óvulo. Contudo a fertilização, não ocorre no ovário, mas nas tubas uterinas. Portanto, os folículos precisam se romper para liberar os óvulos.

Diversos folículos crescem a cada ciclo, mas apenas um deles se destaca no desenvolvimento e passa a inibir o crescimento dos demais. Enquanto isso, o estrogênio atua no endométrio, fazendo com que ele se torne mais espesso. Isso é fundamental para a implantação do embrião (nidação).

Fase ovulatória

Após estímulos do FSH e o hormônio luteinizante, o folículo dominante se rompe e libera o óvulo. Em média, isso acontece no décimo quarto dia do ciclo, mas há variação no caso de ciclos menos regulares.

O óvulo é, então, captado pelas tubas uterinas, onde sobreviverá por aproximadamente 24 a 36 horas. Se for fecundado por um espermatozoide, haverá a formação de um embrião.

Fase lútea

Depois da ovulação, as células remanescentes do folículo se transformam e se tornam o corpo lúteo. Essa estrutura passa a secretar níveis mais elevados de progesterona, um hormônio fundamental para a função do endométrio nas fases iniciais da gestação.

O que é ciclo menstrual regular?

É aquele cuja periodicidade varia muito pouco. Por exemplo, a mulher sempre menstrua a cada 28 dias, sendo raríssima a mudança de data. Em média, cada ciclo dura aproximadamente 28 dias. Se ele apresenta menos de 26 dias e mais de 35, também há uma alteração na regularidade menstrual.

A irregularidade acontece, por exemplo, quando a paciente tem um ciclo de 30 dias em um mês, 27 no outro, 29 em outro. Isso torna difícil a previsão do período fértil.

Como calcular o período fértil em ciclos menstruais regulares e por que isso é importante?

Há diversas formas de calcular o período fértil é feito da seguinte forma. Normalmente, elas levam em consideração as seguintes informações:

  • O espermatozoide pode sobreviver de 3 a 5 dias no organismo da mulher;
  • Por sua vez, o tempo de vida do óvulo é menor, cerca de 1 a 3 dias.

Diante disso, podemos utilizar várias fórmulas para estimar o período fértil. Algumas delas podem ser bastante complicadas e dependem que você conheça alguns conceitos mais complexos.

Por isso, para mulheres férteis com menstruação regular, podemos usar uma fórmula mais simples:

  • Você deve anotar o primeiro dia da sua menstruação;
  • A menstruação geralmente acontece após 14 dias dessa data;
  • Depois disso, subtraia três a cinco dias desse período;
  • Por fim, acrescente mais um dia.

Portanto, temos 6 dias em que a fertilidade feminina é maior. 3 a 5 antes da data estimada para a ovulação e 1 dia depois. Se sua menstruação veio no dia primeiro, o período fértil é de 11 a 16 daquele mês. Durante essa fase, há uma maior chance de que os espermatozoides liberados consigam encontrar um óvulo e fertilizá-lo.

Para complementar as informações do calendário, você pode observar algumas dicas que o corpo dá durante o período ovulatório, como:

  • O corrimento vaginal passa a ser mais espesso e elástico, lembrando a textura de uma clara de ovo;
  • Sensibilidade e inchaço leve nas mamas, principalmente ao toque;
  • Temperatura corporal, que diminui antes da ovulação e aumenta logo depois dela;
  • Cólicas leves devido ao estímulo hormonal aumentado;
  • Aumento da libido, uma reação natural do corpo para estimular a busca de relações sexuais pela mulher.

As tentativas de engravidar no período fértil tendem a ser muito mais bem-sucedidas. Afinal, os gametas femininos não estão disponíveis constantemente. Por esse motivo, é preciso entender quando estão disponíveis ser fecundados pelos espermatozoides. Por isso, é muito importante entender o ciclo menstrual regular e como prever a data da ovulação dentro dele.

Quer saber mais sobre o tema? Confira este artigo institucional!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments