Endometriose: tratamento

A endometriose é uma condição na qual o tecido endometrial, que é normalmente encontrado dentro do útero, começa a crescer em outros locais. Quando isso acontece, pode surgir um processo inflamatório crônico, que leva a sintomas dolorosos e complicações.

Para a maioria das mulheres diagnosticadas com endometriose, a condição não requer tratamento mais invasivo no início. Em vez disso, seu médico pode recomendar métodos de tratamento clínico, como terapia hormonal ou pílulas anticoncepcionais com a finalidade de suprimir os níveis de estrogênio, um hormônio fundamental na permanência das lesões. O tratamento geralmente é efetivo para aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Quando essas terapias não reduzirem seus sintomas ou se você tiver efeitos colaterais graves ao tomar um contraceptivo, a cirurgia pode ser necessária para controlar a doença. Quer entender melhor o que você pode esperar do tratamento se tiver endometriose? Confira nosso post até o final!

Sintomas da endometriose

O principal sintoma da endometriose é a dor crônica. O nível de dor varia de pessoa para pessoa, mas a dor pode ser descrita como cólica ou uma dor incômoda na parte inferior do abdômen, a pelve. Veja os quadros mais comuns na endometriose:

• Quando a dor surge antes e durante a menstruação, melhorando logo depois, ela é chamada de dismenorreia;
  • Também pode ocorrer dor durante ou após o sexo, dispareunia;
  • No entanto, o tipo mais comum de dor na endometriose é a crônica, que dura mais de 6 meses e está presente fora do período menstrual.

A endometriose também pode causar infertilidade, especialmente em mulheres mais jovens que desejam engravidar. As possíveis complicações da endometriose incluem cicatrizes uterinas e aderências.

Mulheres com endometriose também podem ter problemas intestinais, como constipação e diarreia. Caso os implantes acometam as vias urinárias, pode surgir a incontinência urinária e a presença de sangue na urina.

Terapia medicamentosa da endometriose

Se você sentir dor como resultado da endometriose, seu médico pode prescrever medicação para controlar o sintoma.

Anti-inflamatórios

Embora existam muitos tipos diferentes de medicamentos, os tipos mais comuns de analgésicos para a endometriose são os anti-inflamatórios não-esteroidais (AINE), como o ibuprofeno e o diclofenaco de sódio.

Os AINEs funcionam bloqueando a produção de prostaglandinas, uma substância semelhante a um hormônio que causa inflamação e dor. Os AINEs podem reduzir a intensidade e a duração das cólicas menstruais e da dor crônica, mas não reduzem a frequência com que elas ocorrem. Afinal, são tratamentos sintomáticos.

Por isso, você deve sempre tomar AINEs com cautela, pois eles podem causar sérios efeitos colaterais em algumas pessoas quando tomados indiscriminadamente. Portanto, você nunca deve tomar mais do que a dose recomendada e sempre consultar seu médico antes de iniciar um novo medicamento.

Terapia Hormonal para Endometriose

Seu médico pode prescrever terapia hormonal para melhorar os sintomas de dor e disfunção intestinal/urinária. Seu médico pode prescrever essa intervenção de forma contínua, que envolve tomar uma pílula anticoncepcional de baixa dose de hormônios. Ela deve ser tomada todos os dias para suprimir continuamente seus níveis de estrogênio.

O estrogênio é o hormônio que faz com que o tecido endometrial cresça. Portanto, uma dose diária de supressores de estrogênio pode ajudar a reduzir o volume das lesões e controlar a inflamação.

A terapia hormonal é frequentemente usada como tratamento de primeira linha para a endometriose, mas não é uma solução permanente. A maioria das mulheres que toma um anticoncepcional oral diário terá que permanecer com a medicação por muitos anos para evitar o ressurgimento dos sintomas de dor.

Cirurgia para endometriose

Se o seu médico determinar que a cirurgia é o melhor tratamento para endometriose, você terá dois procedimentos diferentes:

• Cirurgia laparoscópica;
  • Cirurgia aberta.

Ambas as cirurgias são projetadas para remover o tecido endometrial do corpo. No entanto, a primeira é geralmente a opção mais utilizada, visto que é minimamente invasiva, no qual o cirurgião faz pequenas incisões no abdômen para acessar o interior da região pélvica.

Existem duas maneiras pelas quais a cirurgia laparoscópica pode tratar a endometriose:

• O tratamento a laser laparoscópico, também conhecido como fotocoagulação, usa um laser para destruir o tecido endometrial;
  • A ressecção endoscópica trata a doença removendo cirurgicamente o tecido.

Quando se trata de cirurgia aberta, o cirurgião fará uma incisão em seu abdômen para acessar o interior do seu corpo. Dependendo de seus sintomas e gravidade da doença, seu médico pode recomendar um tipo de cirurgia em detrimento de outro.

A endometriose é uma condição dolorosa que afeta milhões de mulheres todos os anos. Embora não haja cura para a doença, existem muitas opções de tratamento disponíveis para controlar a dor e outros sintomas. Com isso, você pode obter uma melhora significativa dos seus sintomas e recuperar a qualidade de vida perdida.

Quer saber mais sobre os sintomas e o diagnóstico da endometriose? Não perca nosso post sobre o assunto!