SOP: saiba identificar os sintomas

Os ovários são órgãos essenciais para a fertilidade feminina. Afinal, são neles que estão armazenados os gametas femininos, que são popularmente conhecidos como óvulos. Essas células sexuais da mulher, que se unem com os espermatozoides para formar um embrião.

Existem condições médicas que podem acometer os ovários, como a síndrome dos ovários policísticos, a SOP. Assim, podem comprometer as funções reprodutivas da mulher.

A SOP é um distúrbio endócrino-ginecológico. Isso significa que ele envolve tanto uma desregulação dos hormônios do organismo quanto alterações específicas do sistema genital da mulher.

É uma condição muito complexa, cujos mecanismos ainda não foram completamente identificados pela ciência médica. Além disso, ela pode se manifestar de diferentes formas, provocando sintomas diversos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, inclusive, nem sempre a SOP levará aos cistos ovarianos múltiplos à ultrassonografia.

Quer saber mais sobre essa condição? Confira o nosso post até o final!

O que é a SOP?

Saber os mecanismos da SOP é essencial para compreender os seus sintomas.

A SOP é uma condição endócrino-ginecológica cuja causa específica ainda não foi identificada, apesar de ela ter sido descrita inicialmente em 1935. Isso nos mostra o quanto ela é complexa.

Até agora, temos algumas peças muito importantes desse quebra cabeça, mesmo que ele não seja complexo. Os estudos mostram que as mulheres com a SOP apresentam alterações na regulação hormonal pelo hipotálamo.

Isso leva a alterações nas gonadotrofinas, as quais coordenam a produção dos hormônios da hipófise relacionados à regulação ovariana. Eles são:

O hormônio folículo estimulante (FSH) — os quais estimulam o ovário a recrutar folículos, estruturas que protegem os óvulos e os liberam no meio do ciclo menstrual e que produzem hormônios sexuais;

O hormônio luteinizante — o qual estimula a ovulação e o amadurecimento do endométrio.

Com essas alterações, ocorre uma maior produção de hormônios sexuais masculinos pelo ovário e uma desregulação dos ciclos de estrogênio/progesterona. Consequentemente, alguns folículos não completam a maturação e não liberam o óvulo, permanecendo como um cisto ovariano.

A produção de hormônios sexuais masculinos em excesso faz com que a mulher apresente algumas características tipicamente masculinas, um quadro conhecido como hiperandrogenismo.

Sintomas da SOP

A SOP é caracterizada, portanto, por ciclos ovarianos incompletos (anovulação) e uma produção excessiva de hormônios sexuais masculinos. Isso explica seus sintomas principais:

o hiperandrogenismo pode provocar o hirsutismo (presença de pelos em locais tipicamente dos homens), acne e alopecia com padrão masculino;

Já a anovulação pode se expressar pela oligomenorreia (frequência menstrual anormal com intervalo de mais de 35 dias), amenorreia (interrupção da menstruação), alterações no fluxo menstrual e infertilidade.

Vamos explicar melhor cada um a seguir:

Hirsutismo

O hirsutismo é um sintoma comum na SOP, mas ele pode ser sutil. Em casos leves, manifesta-se apenas como a presença de pelos ligeiramente mais grossos na região da face, pescoço, tronco e abdome.

Em alguns casos, pode ser mais intensa e a mulher apresenta um padrão de pilificação muito semelhante ao de um homem.

Acne

Os hormônios masculinos atuam nas glândulas sebáceas para estimular a produção de secreção. Isso facilita a proliferação bacteriana, provocando a presença de espinhas e cravos na região da face e pescoço (acne).

Alopecia androgênica

É a queda de cabelo com padrão masculino. Ela é mais intensa nas entradas e na coroa da cabeça. Isso ocorre pela ação tóxica do DHT, um hormônio masculino tóxico para os folículos capilares. Com o tratamento adequado, ela pode ser revertida em grande parte.

Anovulação e amenorreia

A anovulação causa os sintomas de oligomenorreia e de amenorreia. Para a menstruação ocorrer, é preciso que os ciclos ovarianos sejam completos. Afinal, ela é resultado dos diferentes tipos de estimulação do endométrio que são feitas pelos hormônios produzidos pelos folículos do ovário, antes e depois da ovulação.

Quando não há ovulação, é como se o endométrio não entendesse quando ele deve se descamar na forma de menstruação.

Em casos mais leves, os ovários conseguem manter um ciclo ovariano completo, mas ele é mais longo. Com isso, ocorre a oligomenorreia. Em quadros mais avançados, não há ovulação em nenhum ciclo. Consequentemente, a mulher entra em amenorreia.

Por fim, sem óvulos liberados durante o período fértil, a mulher com SOP apresenta uma maior dificuldade para engravidar (infertilidade)

Outros sintomas da SOP

A SOP ainda está relacionada com a regulação de hormônios sistêmicos, levando a uma resistência à ação da insulina (o hormônio que coloca açúcar dentro das células). Isso contribui para as alterações ovarianas, mas também tem implicações mais gerais.

O quadro pode levar a níveis mais elevados de glicose no sangue e a sintomas, como a acantose nigricans que é o espessamento e escurecimento da pele na região da base do pescoço, das dobras dos dedos, dos cotovelos e das axilas. Além disso, provoca uma maior predisposição ao ganho de peso e a dificuldades para dormir.

Devido aos sintomas, à infertilidade e às alterações hormonais, as pacientes com SOP apresentam um maior risco de depressão e ansiedade. Por isso, essa condição precisa de um cuidado muito atento e humanizado nas consultas com seu ginecologista.

Quer saber mais sobre a SOP, como ela é diagnosticada e seu tratamento? Confira outro texto sobre o tema!